PERCURSOS CIRCULARES

 

Começar e terminar um pecurso num mesmo ponto tem algo de mágico, pois cria uma especie de a propriação do espaço, como se estivessemos circulando um micro ambiente que criamos  enquanto caminhamos. Essa volta ao início é sempre enigmatica, pois tanto a paisagem como nosso olhar sobre ela se transformam ao longo da caminhada. De um dia a três dias, na cidade ou no campo, as experiências são sempre intensas.

 

bases praga.jpg

PRAGA - SÃO PAULO

SÃO PAULO, SP

 

Esta expedição, ideal para quem está começando com as caminhadas, sobrepõe em São Paulo o percurso circular realizado na capital da Republica Tcheca, descrito no primeiro capítulo do livro Hoferweg. Ao longo do caminho lemos os trechos do livro correspondentes aos locais indicados no mapa, criando relações entre duas cidades que podem ter pitos de confluência inesperados.

 

Expedições com essas caracteristicas foram realizadas em Recife, Santiago, Rio de Janeiro e Vitória, e podem ser desenhadas para se adaptar a outras cidades, de acordo com o interesse dos participantes

 

 

 

tipo3.jpg

1 dia

18 km

nivel 1.jpg
bases paris.jpg

PARIS - SÃO PAULO

SÃO PAULO, SP

 

Ao final da Hoferweg foram realizados uma série de percursos circulares nas bordas da cidade de Paris com o objetivo de criar-se um grande panorama que representasse os limites da cidade.                                                                                                                                                                                                                         

Nesta expedição sobrepomos duas situações geográficas com o mapeamento do percurso a partir da identificação das antigas portas que garantiam acesso às muralhas medievais. A experiência de realizar um percurso de dois dias com pernoite, interrompe o movimento pendular cotidiano e coloca o corpo presente no ambiente urbano de forma mais imersiva.

 

 

tipo3.jpg

2 dias

1 pernoite

38 km

nivel 2.jpg
bases fungo.jpg

ROTA DOS FUNGOS

PIRACAIA, SP

 

Os fungos estão mais presentes no nosso dia a dia do que podemos supor, dos indesejáveis difíceis de livrar, até os que compõem a paisagem cobrindo os troncos das árvores.

 

Entretanto o tema desta pequena expedição, a mais leve e hedonista de todas a propostas, são os fungos, como os cogumelos e as leveduras que garantem a fermentação dos pães, cervejas e vinhos. Não ignoraremos os queijos, que partem de outro processo, mas não precisamos ser puristas.

 

Na noite de chegada faremos as compras na feira de ôrganicos da cidade e no dia seguinte dia visitaremos alguns produtores locais de Piracaia para comprar os ingredientes que serão utilizados para preparar o jantar no fogão a lenha.

 

 

tipo2.jpg

1 dia

2 pernoites

15 km

nivel 1.jpg
bases agua.jpg

ROTA DAS ÁGUAS

PIRACAIA, SP

 

 

Essa expedição de dois dias acontece na região de Piracaia, situada entre algumas das represas que abastecem a região metropolitana de São Paulo. Mais do que um tratado sobre a complexa infraestrutura que garante nossos banhos diários, o percurso perpassa as relações entre o urbano e o rural, em locais pouco visitados, mas que apresentam particularidades dignas de interesse.

 

Cada dia da expedição tem uma extensão de aproximadamente 17 km. O pernoite se dará em quartos compartilhados em casas situadas na zona rural, onde será servido o jantar e o café da manhã.

 

tipo2.jpg

2 dias

2 pernoites

34 km

nivel 2.jpg
12x shop.jpg

12 X 1/2 LÉGUA

SÃO PAULO, SP

 

Os marcos de meia légua são os antigos menires que seviram para a delimitação física da cidade de São Paulo no século XVIII, uma época em que o caminhar era central nos deslocamentos pela cidade.

 

Esta expedição convidar a redescobrir visuais e marcos urbanos entre a profusão construtiva da cidade contemporanea, estabelecendo novas possibilidades de referenciar o corpo no espaço fragmentado da metrópole.

 

 

tipo1.jpg

2 dias

1 pernoite

38 km

nivel 3.jpg