PERCURSOS LINEARES

 

Atravessar um território é sempre uma experiência impactante. O caminhar desenha uma linha na paisagem e a conexão dos pontos se reconfigura a cada dia, conforme o corpo se adapta às novas exigência físicas. Sobretudo nos longos percusos começamos a recuperar uma potência adormecida pelo cotidiano e regatamos algo atávico, avizinhandonos a nossos ancestrais que se espalharam pelos cinco continentes  simplesmente andando.

 

bases origem1.jpg

ROTA DAS ORIGENS

SÃO PAULO, SP

 

As grandes metrópoles se apresentam como organismos descontrolados e insondáveis, e isso não deixa de ser uma forma de dominação, num mundo onde a relação do tempo se sobrepôs à do espaço.

 

Esta expedição de dois dias, que foi a primeira rota realizada em grupo pela Arquipélagos Urbanos, apresenta uma sucessão de situações urbanas ora conflitantes ora complementares que recontextualizam a relação entre bairros e a distância entre eles, resgantando as origens da ocupação do território.

 

Tudo pode acontecer neste trajeto, mas uma coisa sempre fica evidente: a cidade de São Paulo é totalmente caminhável.

 

 

tipo3.jpg

2 dias

1 pernoite

45 km

nivel 3.jpg
bases sul norte.jpg

ROTA DA PAISAGEM

SÃO PAULO, SP

 

Em mandarim a palavra Paisagem é composta pelos ideogramas Shān (montanha) e Shuǐ (água), como se para configurar o espaço precisássemos de apenas dois elementos.

 

Esta expedição conecta águas e montanhas da cidade de São Paulo na tentitiva de reconstituir pelo caminhar as topografias geográficas e humanas que se tangenciam e sobrepõe, em embates e delicadezas que podem ser captadas apenas pelo o ritmo lento do andar a pé.

 

 

 

tipo3.jpg

3 dias

2 pernoites

48 km

nivel 3.jpg
bases hist.jpg

BONDE DOS CAMINHANTES

SÃO PAULO, SP

 

As dura poesia concreta das esquinas de São Paulo já inspirou muitos compositores e seria possível fazer inúmeros roteiros passando por ruas, viadutos e avenidas que foram musicados. Essa caminhada reconstitui e desdobra o roteiro do antigo

Trem das Onze de Adoniran Barbosa.

 

A partir do Centro nos encaminhamos para um Jaçanã muito diferente do isolamento retratado na canção, tentando indentificar as marcas de um trilho que há muito desapareceu.

 

 

tipo1.jpg

1 dia

 

18 km 

nivel 1.jpg
bases anti.jpg

ROTA ANTI-JESUÍTICA

SÃO PAULO a SANTOS, SP

 

 

Montanhas, rios e desfiladeiros se apresentavam como desafios para os viajantes que se aventuram por terras desconhecidas. A Serra do Mar foi a grande barreira que evitou a precoce ocupação do planalto paulista, até que a riqueza do café justificasse a linha férrea que venceu o desnível entre mar e montanha.

 

Esta expedição de quatro dias resgata o que sobrou dos caminhos arcaicos e apresenta uma sucessão de situações territoriais nas quais a cidade se desfaz e se reconfigura, num embate constante com os resquícios da natureza que escaparam da devastação.

 

 

tipo4.jpg

4 dias

3 pernoites

100 km

nivel 4.jpg
bases pinhal pb.jpg

Cachoeira Pinhal

SANTO ANTONIO DO PINHAL a PIRACAIA, SP

 

A Serra da Mantiqueira é um das formações geológicas mais impactantes o sudoeste brasileiro, com e seus braços que se alongam entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, criando um microclima especifico que proporcina uma produção agricola muito especial. Nesta travessia cruzamos uma pequena parte do maciço, com subidas e decidas que conduzem a rios e represas e proporcionam visuais inesperadas numa área rural que ainda preserva suas tradições.

tipo4.jpg

4 dias

4 pernoites

120 km

nivel 5.jpg