PERCURSOS LINEARES

 

Atravessar um território é sempre uma experiência impactante. O caminhar desenha uma linha na paisagem e a conexão dos pontos se reconfigura a cada dia, conforme o corpo se adapta às novas exigência físicas. Sobretudo nos longos percursos começamos a recuperar uma potência adormecida pelo cotidiano e regatamos algo atávico, avizinhandonos a nossos ancestrais que se espalharam pelos cinco continentes  simplesmente andando.

 

gloria meier bras.jpg

EXPEDIÇÃO DOS AMANTES

 

Eu sempre descofio destes bairrismos irracionias entre cidades que se opõe, os pontos de encontro são tão insperados quanto infindáveis. Uma prova disto é como essas duas expedições, pensadas de forma totalmente independente, se complementam e completam, como amantes distantes se olhando através do espelho.

 

As expedições podem ser realizadas em conjunto ou em separado, na sequência ou com intervalos maiores para digerir as percepções e acontecimentos. 

BRÁS_BRASILÂNDIA

SÃO PAULO, SP

 

Sair do coração pulsante, em um largo no qual se engendram acordos e discordias, rumo aos limtes da cidade que se soprepõe de forma brutal sobre a paisagem. Mas que tambem nos revela suas delicadezas brotanda das frestas.  

GLÓRIA_MÉIER

RIO DE JANEIRO, RJ

 

Des costas para o mar, seguimos em linha reta em direção ao por do sol, atravessando rios, pontes, montanhas e overdrives, estampados por pesonagem de lama que deixaram suas marcas impresas nas paredes da cidade. 

tipo3.jpg

1 dia

18 km

nivel 1.jpg
bases origem1.jpg

ROTA DAS ORIGENS

SÃO PAULO, SP

 

As grandes metrópoles se apresentam como organismos descontrolados e insondáveis, e isso não deixa de ser uma forma de dominação, num mundo onde a relação do tempo se sobrepôs à do espaço.

 

Esta expedição de dois dias, que foi a primeira rota realizada em grupo pela Arquipélagos Urbanos, apresenta uma sucessão de situações urbanas ora conflitantes ora complementares que recontextualizam a relação entre bairros e a distância entre eles, resgantando as origens da ocupação do território.

 

Tudo pode acontecer neste trajeto, mas uma coisa sempre fica evidente: a cidade de São Paulo é totalmente caminhável.

 

 

tipo3.jpg

2 dias

1 pernoite

45 km

nivel 3.jpg
bases sul norte.jpg

ROTA DA PAISAGEM

SÃO PAULO, SP

 

Em mandarim a palavra Paisagem é composta pelos ideogramas Shān (montanha) e Shuǐ (água), como se para configurar o espaço precisássemos de apenas dois elementos.

 

Esta expedição conecta águas e montanhas da cidade de São Paulo na tentitiva de reconstituir pelo caminhar as topografias geográficas e humanas que se tangenciam e sobrepõe, em embates e delicadezas que podem ser captadas apenas pelo o ritmo lento do andar a pé.

 

 

 

tipo3.jpg

3 dias

2 pernoites

48 km

nivel 3.jpg
bases hist.jpg

BONDE DOS CAMINHANTES

SÃO PAULO, SP

 

As dura poesia concreta das esquinas de São Paulo já inspirou muitos compositores e seria possível fazer inúmeros roteiros passando por ruas, viadutos e avenidas que foram musicados. Essa caminhada reconstitui e desdobra o roteiro do antigo

Trem das Onze de Adoniran Barbosa.

 

A partir do Centro nos encaminhamos para um Jaçanã muito diferente do isolamento retratado na canção, tentando indentificar as marcas de um trilho que há muito desapareceu.

 

 

tipo1.jpg

1 dia

 

18 km 

nivel 1.jpg
bases anti.jpg

ROTA ANTI-JESUÍTICA

SÃO PAULO a SANTOS, SP

 

 

Montanhas, rios e desfiladeiros se apresentavam como desafios para os viajantes que se aventuram por terras desconhecidas. A Serra do Mar foi a grande barreira que evitou a precoce ocupação do planalto paulista, até que a riqueza do café justificasse a linha férrea que venceu o desnível entre mar e montanha.

 

Esta expedição de quatro dias resgata o que sobrou dos caminhos arcaicos e apresenta uma sucessão de situações territoriais nas quais a cidade se desfaz e se reconfigura, num embate constante com os resquícios da natureza que escaparam da devastação.

 

 

tipo4.jpg

4 dias

3 pernoites

100 km

nivel 4.jpg
bases pinhal pb.jpg

Cachoeira Pinhal

SANTO ANTONIO DO PINHAL a PIRACAIA, SP

 

A Serra da Mantiqueira é um das formações geológicas mais impactantes o sudoeste brasileiro, com e seus braços que se alongam entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, criando um microclima especifico que proporcina uma produção agricola muito especial. Nesta travessia cruzamos uma pequena parte do maciço, com subidas e decidas que conduzem a rios e represas e proporcionam visuais inesperadas numa área rural que ainda preserva suas tradições.

tipo4.jpg

4 dias

5 pernoites

120 km

nivel 5.jpg