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ROTA ARCAICA #3

Data: 15 e 16 de outubro de 2016

Formato: Circular

Distância: 46km

Participantes: 10

 

A sobreposição entre um percurso parisiense sobre a cidade de São Paulo, sob a ótica das 26 imagens do Neutro, propostas por Roland Barthes:

 "... chamo de Neutro tudo o que burla o paradigma.(...) Paradigma é o que? É a oposição de dois termos dos quais atualizo um, para falar, produzir sentido."

 

 

 

/ ARCHAIC ROUTE #3

October 15-16th 2016

Format: Circular, Distance: 46 km, Walkers: 10 

 

The overlap between a Parisian walk on the city of São Paulo, from the perspective of the 26 images of the Neutral, proposed by Roland Barthes: "... I call Neutral everything that mocks the paradigm ... What is paradigm? It is the opposition of two terms of which I actualize one, to speak, to make sense."/

 

 

 

 

 

 

 

 

"Le cœur content, je suis monté sur la montagne
D’où l’on peut contempler la ville en son ampleur,
Hôpital, lupanars, purgatoire, enfer, bagne"

 

Charles BAUDELAIRE, Épilogue

 

 

 

 

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01 BENEVOLÊNCIA

/ BENEVOLENCE / 

 

"Indivíduo tomado pela benevolência:  sente bem essa dupla exigência, de cujo primeiro polo desconfia e de cujo segundo polo não gosta."

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02 FADIGA

/ WEARINESS /

 

“Neste sentido é que se pode dizer que a fadiga não é um tempo empírico, uma crise, um acontecimento orgânico, um episódio muscular – mas uma dimensão quase metafísica, uma espécie de ideia corporal  (não conceitual) uma cinestesia mental: o toque, o tato mesmo da infinitude: acompanho meu trabalho de seu infinito.”

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03 SILÊNCIO 

/ SILENCE /

 

 "E o senhor, nada tem para me dizer que sirva ao meu relatório?  

–Diga a seu rei – respondeu-lhe o filósofo – que o senhor encontrou entre os gregos um homem que sabia calar’.”

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04 DELICADEZA 

/ TENDERNESS /

 

“Segundo o modelo oriental, a delicadeza obriga a eliminação minuciosa de toda e qualquer repetição. (...) Mesmo o espaço não deve repetir-se, portanto, simetrizar-se: no aposento do chá não se deve por nada no centro de nada para não separar o espaço em partes iguais.”

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05 SONO

/ SLEEP /

 

“Estou sempre dormindo; preciso de tempo para acordar, para entender”

 

 

 

 

 

 

 

 

06 AFIRMAÇÃO

/ AFFIRMATION /

 

“Aspecto sistemático, Gide: “Já não escrevo nenhuma frase afirmativa sem antes tentar acrescentar ‘talvez’.” E na ordem das condutas (...) Walter Benjamin e a experiência do H: Foi com um talvez bem fraco que tudo começou. Tudo isso: fundamentos difíceis de um discurso do talvez.”

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07 COR

/ COLOR / 

 

“Portanto é lógico que Bosch tenha confiado ao camafeu, ao Neutro, a representação do início da criação, quando ainda está bem próxima, mesclada à indistinção original.

 

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08 ADJETIVO

/ ADJECTIVE /

 

“Paracelso:“Tudo o que é corporal é uma essência, plantas, árvores animais, porém cada um difere porque no começo o verbo fiat imprimiu-lhe uma qualidade.” Em Boheme a visão de qualitas é menos transcendente, mais veemente, mais “visceral”: a qualitas sobe das coisas como uma força, a impressão do nome vem de dentro como uma tinta forte que se torna visível.”

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09 IMAGENS

/ IMAGES /

“Segundo Fitche: Cinco grandes épocas na história da humanidade: I.Estado de inocência; II. Começo do pecado, transformação do instinto da razão em autoridade que coage exteriormente; III. Estado de pecado perfeito,constituído pela indiferença por qualquer verdade, por desprezo pelo instinto de razão e autoridade = mundo atual; IV. restauração do estado e dos costumes;  V. Justificação acabada, ou santificação.”

 

 

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10 CÓLERA

/ ANGER /

“A idéia da cólera útil: controlar a aparência de descontrole, teatralizara cólera, manipular a cólera como elemento de prova de força. E, sobretudo, saber dar-lhe um fim.”

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11 ATIVO

/ ACTIVE /

“(...) para terminar cabe a sutileza como que inamovível de Blanchot: 'O Neutro:aquilo que leva a diferença até a diferença: mais justamente, o que não deixa a indiferença entregue á sua igualdade definitiva'.” 

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12 IDEOSFERA

 / IDEASPHERE /

 

“Nos Estados ‘liberais’ existe uma ideosfera mais difusa, cujo poder se alimenta e protege: fora da qual não se permite ‘vaguear’”.

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13 CONSCIÊNCIA

CONSCIOUSNESS /

"Meu propósito é totalmente contrário a essa ideia: tomar a consciência (imagem antidroga) como uma droga, isso sob condições de excesso >> consciência excessiva, hiperestesia consciencial.”

 

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14 RESPOSTA

/ ANSWER /

 

"..sempre a vontade de responder sem precisão a perguntas precisas: essa imprecisão da resposta, mesmo que passe por fraqueza, é uma maneira indireta de desmistificara pergunta: pois toda pergunta parte de um sujeito que quer dizer coisa diferente de uma resposta em primeiro grau.”

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15 RITOS

/ RITES /

“Preparação cerimonial do uso de  diluído em café preto + estômago vazio + uma hora depois, sopa leve + não ter preocupações nem tristeza.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16 CONFLITO

/ CONFLICT /

 

"Assim talvez seja preciso compreender certos conflitos atuais: conflitos menores,marginais, visivelmente assumidos, desencadeados não para ‘ganhar’, ‘fazer triunfar’, mas para ‘manifestar’ (...)  =  exatamente o Deus de Boheme: quer manifestar-se, revelar-se (em primeiro lugar a si mesmo) e o faz por meia da divisão, do mal: Deus é uma passeata.” 

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17 OSCILAÇÃO

/ OSCILLATION /

 

Luta entre a inconcludência das atitudes e a tendência da imagem a estabilizar-se, a reter-se: pois o destino da imagem é a imobilidade.

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18 RETIRAR-SE 

 / WITHDRAWAL /

“Depois da lapidação de sua casa de Môitiers, Rousseau refugia-se em Sainte-Pierre, ilhota do lago de Bienne: 

 ‘Aquela paragem isolada para onde me lançara de mim mesmo, da qual era impossível sair sem ajuda e sem ser percebido’.”

 

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19 ARROGÂNCIA

/ ARROGANCE /

“Ocidente: vontade, esforço= orgulho da dificuldade, valorização 'massista' do que é difícil. Diferente de Lao-Tsé: (o sábio taoísta): Só ataca as complicações difíceis em seus detalhes fáceis, e só de dedica aos grandes problemas nos seus frágeis primórdios.”

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20 PANORAMA

/ PANORAMA /

 

" O Panorama:  grego: ver tudo. Mas para explicar a palavra, pelo menos à nossa maneira, precisamos,como sempre, coloca-la em paradigma: panorama / panóptico (prédio construído de tal modo que permite abarcar seu interior com um único olhar) > panóptico: agente endoscópico: implica que há um interior por descobrir, um invólucro (de paredes) por varar.

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21 KAIRÓS

 

“Ho kairós: medida conveniente, justa. Momento conveniente, oportuno, ocasião “É tempo, é o momento.” (...) A noção é útil para apontar o caráter assistemático do Neutro; > sua relação com a ocasião, a contingência, a conjuntura, o que vem a calhar.”

 

 

 

 

 

 

 

 

22 WU-WEI

 

Wu-wei: às vezes se diz: o que privilegia o “espontâneo” em detrimento do “voluntário”. É verdade, isenção do querer. Mas “espontâneo” não e bom: para nós, conotação selvagem, pulsional, anti-intelectualista. Wu-wei: não dirigir, não orientar aforça para um fim, deixá-la onde está.”

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23 ANDRÓGINO

ANDROGYNOUS /

 

“ Quando ele [o verso] se dissimula, chamem-no  prosa, e apesar disso será ele, desde que persista algum secreto encalço de música, na reserva do Discurso.”

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24 INTENSIDADES

/ INTENSITIES /

 

“Pois, se num primeiro momento a negatividade (apófase) é tomada num paradigma (diferente de catáfase) na teologia negativa há um segundo tempo que desfaz o paradigma do sim / não: do que se vê em Dinonísio, é preciso distinguir a negação no plano místico (apófase) da negação no plano lógico (aphaíresis) (...) o que está no paradigma está fora da intensidade."

 

 

 

 

 

25 DISPENSAR

DISPENSING /

“Epokhé: suspensão do juízo, não da impressão; não é um irrealismo: o cético mantém contato com o que sente, com o que acredita sentir: não põe em dúvida a sensação, a percepção, mas apenas o juízo que costuma acompanhar a sensação.”    

 

 

 

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26 PAVOR

/ DREAD /

 

“Produção do imaginário: uma palavra, um pensamento,

um incidente mínimo da vida social, afetiva, alguma coisa

que atravesse bruscamente a consciência > ressonância enorme.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

" Je restai donc un jour de plus.C'était  dimanche. Une grande vague de chaleurs déferla;

c'était une belle journée.

 

Jack Kerouac, Sur la Route

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