EXPO

 

 

 

 

 

 

(exposições)

 

              O ATELIÊ NÔMADE        

                     O primeiro museu que eu lembro de ter visitado sozinho foi o MASP, e foi um bom começo, pois uma vez que entramos em contato com o universo de telas flutuantes criadas pela Lina Bo Bardi, todos os paradigmas de exposição desmoronam lentamente diante de nossos olhos.

                 Eu só considerei seriamente expor meus trabalhos quando comecei a frequentar o Atelier de Gravura do Sesc Pompéia, também projetado pela Lina. O ambiente polifônico orquestrado pelo Evandro Carlos Jardim nos levava a considerar qual a melhor forma de apresentar o trabalho e quais as implicações entre a produção artística e o espaço que a abrigava.  Mas uma coisa eu tinha clara desde o começo, o desinteresse em pendurar quadros emoldurados dentro de um cubo branco.

                 Por sorte, coincidência ou vontade, todos os lugares que aceitaram expor meus desenhos, gravuras e esculturas tinham particularidades excepcionais, que além do diálogo com as obras, muitas vezes davam a chave de como ocupar o espaço com as linhas, planos e volumes, trazendo a vida do atelier que finalmente é o melhor lugar para se ver o trabalho em evolução.

 

 

                   / NOMADE WORKSHOP: The first museum I remember visiting on my own was the São Paulo Museum of Art, or MASP, and it was a good start. Once you get in touch with the universe of floating canvases created by Lina Bo Bardi, all exhibition paradigms crumble slowly before our eyes. I only started to seriously think about exhibiting my work after attending  the Sesc  Pompeia Etching Workshop, also designed by Lina. The polyphonic environment orchestrated by Evandro Carlos Jardim led us to consider the best way to present the work and the implications between the artistic production and the space that housed it. But one thing I was clear from the beginning, the lack of interest in hanging framed paintings inside a white cube. By luck, coincidence or will, all the places that accepted to exhibit my drawings, engravings and sculptures had exceptional particularities, which in addition to the dialogue with the works, often gave the key to how to occupy the space with lines, planes and volumes, bringing the life of the workshop that is finally the best place to see the work in progress./