IMPERIAL

 

TIRADENTES A VITÓRIA

Data: 17 de dezembro de 2015 a 19 de Janeiro de 2016

Formato: Linear  Distância: 904 km

Participantes: Trecho 1: 2  / Trecho 2: 3  / Trecho 3: 1

 

 

TIRADENTES TO VITÓRIA
December 17th, 2015 to January 19th, 2016

Format: Linear, Distance: 904 km

Participants: Section 1: 2 / Section 2: 3 / Section 3: 1

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No final do ano de 1889 o topógrafo francês Anton Baptiste Caillé, vindo ao Brasil para trabalhar na reconstituição da floresta da Tijuca, realizou uma expedição entre Tiradentes e Vitória,  tendo como meta atravessar e mapear a Serra do Caparaó.

Este projeto se dedicou a reconstruir este percurso, com base em escasso material disponível, acompanhado dos os livros espelhados de Machado de Assis, que retratam com precisão poética o cenário politico do Brasil na época da expedição original.

 

/ At the end of the year 1889 the French topographes Anton Baptiste Caillé, coming to Brazil to work on the reconstruction of theTijuca forest, made an expedition between Tiradentes and Vitória, with the goal of crossing and mapping the Caparaó Mountains. This project was dedicated to reconstructing this course, based on scarce material available, accompanied by Machado de Assis two mirrored books which portray with poetic precision the political scenario of Brazil at the time of the original expedition. /  

TRECHO 1

Tiradentes a Belo Horizonte

17 a 27 de dezembro 2015

193 km

 

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TRECHO 2

Belo Horizonte a Espera Feliz

27 de dezembro de 2015 a 3 de janeiro de 2016

396km

 

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TRECHO 3

Espera Feliz a Vitória, 

3 a 19 janeiro de 2016.

315km

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"Voltou mais vezes. Só as casas eram as mesmas, pareciam reconhecê-lo, e algumas quase lhe falavam. Não é poesia. O ex-andador sentia a necessidade de ser reconhecido pelas pedras, ouvir-se admirar delas, contar-lhes a vida, obriga-las a comparar o modesto de outrora com o garrido de hoje, e escutar-lhes as palavras mudas."

Machado de Assis, ESAÚ E JACÓ

 

"He got back several times. Nothing but the houses were the same, recognizing him. It was not poetry. The ex-walker felt the need to be recognized by the stones, to listen to their compliments, their praises, to tell them about his life, compels them to compare the modest of old with the gaudy of today, and to listen to them mute words. "